Entenda melhor o que é e como funciona o processo de migração de um site

Antes de iniciar:

O processo de transferência de uma hospedagem para outra é bastante crítico, motivo pelo qual a informação abaixo deve ser lida atentamente.

Para iniciar o processo de mudança de provedor, é imprescindível obter algumas informações com o provedor onde o site encontra-se hospedado atualmente, são exemplos disso:
– Backup dos arquivos presentes no FTP;
– Backup dos bancos de dados (caso utilize);

Caso não tenha conhecimento técnico ou um profissional que possa realizar essas ações poderá nos fornecer os dados de acesso ao FTP e ao banco de dados para realizar tal operação.

Nós disponibilizamos um domínio temporário para que possa simular o ambiente antes de alterar os DNS do domínio próprio.

Transferindo os arquivos do site para a nova hospedagem

Com a hospedagem ativa e devidamente configurada, é hora de iniciarmos a transferência dos arquivos para o FTP.
Todo arquivo deve ser publicado dentro do diretório indicado pelo provedor, presente no FTP. Para isso pode-se utilizar o gerenciador de arquivos do painel de hospedagem, caso o provedor ofereça essa opção ou utilizar Software de FTP. Sugerimos o uso do Filezilla.

Banco de dados

Se seu site utiliza Banco de Dados, leia atentamente as instruções abaixo:
É necessário importar o banco de dados no novo ambiente de hospedagem, para isso precisa verificar se o novo provedor oferece compatibilidade com o banco de dados existente, todo o processo é recomendado que seja feito por um profissional devidamente capacitado.

Testes

Execute todos os testes possíveis e certifique-se de que todas as áreas e recursos de seu site encontram-se operacionais, formulários de contato, upload, áreas restritas, conexões a banco de dados, etc. O endereço alternativo serve para que você possa avaliar todos os recursos do serviço contratado. Depois que você apontar os servidores DNS de seu domínio nossos servidores, você poderá acessar o conteúdo de seu site tanto pelo endereço alternativo quanto pelo domínio de seu site.

E-mails

Esse é um momento que exige também muita atenção. As mensagens contidas no seu antigo provedor de e-mail NÃO são migradas para o novo, portanto, é imprescindível que se deseja ter essas mensagens seja realizado o backup corretamente dessas informações. Para tal sugerimos o suporte de um técnico.
Se você utiliza clientes de e-mail como Outlook, você pode configurar para que o mesmo faça o download das mensagens diretamente para o seu computador, nesse caso, após a migração basta corrigir as informações de portas de entradas e saídas caso necessário, utilizadas pelo novo provedor.
Os endereços de e-mails existentes devem ser criados no novo provedor, utilizando a mesma ou uma nova senha.
Obs.: os e-mails somente ficarão funcionais quando for realizada a alteração dos DNS e terminado o período de propagação.

Alterando os DNS dos domínios

Com site no ar e acessível pelo endereço temporário e e-mails devidamente criados, é chegada a hora da virada do DNS. Esse é um momento crítico, onde direcionamos o domínio para o provedor onde ele está hospedado. Após alterar as informações de DNS, o site deixa de responder pelo seu provedor atual e passa a responder pelo novo o qual foi contratado.

Os dados de DNS a serem alterados devem ser informados pelo novo provedor contratado. É sugerido que essa alteração seja realizada em momentos de baixo impacto, como período noturno ou finais de semana, pois o período de propagação de DNS pode levar de 48 a 72 horas, durante esse período o site e e-mails podem apresentar instabilidades.

Saiba quais são os dados necessários para solicitar a migração da sua hospedagem

Dados necessários para solicitar a migração de hospedagem

 

 

 

 

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral